Fascista? Quem?

Imagem
Aqui a Ovelha não tem tido sequer grande vontade em falar neste tema, pois são muitas as palavras impróprias que me sugere. Estou confinada há 43 dias, a sair só para as compras, quase como se fosse uma criminosa, a lavar-me e a desinfetar-me desenfreadamente. Com medo, muito medo, e a tentar que os outros também sintam esse receio pois, neste caso, o medo poderá ser a nossa salvação. Sou católica e, apesar disso, passei a minha Páscoa como um qualquer domingo e critiquei aqueles que não o fizeram, tal como critiquei os que foram para a praia, para a marginal de Vila do Conde ou os que passeiam em romaria pela minha rua. E é por isso que não posso deixar de criticar, ainda com mais intensidade, aqueles que deviam dar o exemplo e que se comportam como aquilo que chamam a quem a se opõe ás suas vontades impostas: fascistas! O termo "fascista" nasce da palavra italiana fascismo (de fascio. "feixe; associação política ou social"). Entre outras coisas, fascismo pode se…

Uma Carta a Garcia: A idade e a Memória




Estou convencida que a idade nos vai dando a faculdade de perder "as papas na língua". Defensor Moura, bem conhecido dos vianenses, já foi mais assim mas, sinceramente, gostava mesmo de o ver a "pôr a boca no trombone" pois, a esta altura do campeonato, já se pode dar ao luxo de o fazer.


E vem isto a talhe de foice da fotografia que aqui publico, a propósito da Liga dos Amigos do Hospital. 

Em primeiro lugar não posso deixar de louvar (mais uma vez) as dádivas que tem feito, mas continuo a dizer que é vergonhoso que sejam a sociedade civil e as associações a substituírem-se ao Estado, que acaba de ficar com um necessário e valioso equipamento de imagiologia. 

Mas é isto, Dr. Defensor Moura, que deveria ter dito abertamente à Ministra temida (temida porque as más decisões dela podem ditar o mal-estar da nossa saúde)! 

Sinceramente, espero que embora não o tenha publicado, o tenha dito em privado à Senhora, e que lhe tenha também lembrado que o Estado deve tomar conta do caso que envolve a concessão do serviço de imagiologia, entregue à justiça devido à primorosa gestão do PS. Sem que isso aconteça. o material vai continuar avariado e obsoleto.

Bem, mas pelo menos aproveitou para mandar umas farpas a outros... 

Pena é que em vez de farpas, não tenham sido diretas. Não se recrimine por ter "gerado" alguns monstros (eu própria tenho a minha conta dos monstros que alimentei). Mas já não é altura de andar com paninhos quentes! Desabafe, diga, grite a bom som e desmascare as jogadas torpes que todos os dias se vão fazendo e que vão prejudicando a nossa terra e as nossas gentes!

Contra a corrente e os estudos recentemente encomendados, disse a verdade: Viana do Castelo é o concelho capital de distrito com mais baixo rendimento per capita do país. 

Ambos sabemos que temos um concelho de interior com o mar à porta mas, mais uma vez, à conta de estudos encomendados e notícias manipuladas, aparecemos aos olhos do país como um concelho paradisíaco que, tanta é a propaganda, ficou recentemente de fora do mapa de regiões que vão ter incentivos à fixação de população. Mas mais vale deixar o lixo bem escondidinho debaixo do tapete e esconder a acentuada quebra de população que o concelho tem tido...

E, a propósito desta "estranhas" jogadas, só uma nota para as portagens. Tenho de reconhecer que uma das decisões mais acertadas que tomou foi a de "despachar" o gestor do centro histórico. Os dotes dele para a gestão seja do que for são óbvios, nem que seja só para nós!

Posto isto, fica o desafio: fale, fale como nunca falou, sem meias palavras e rodeios! No seu caso, tenho a certeza de que não precisa de comprar um cão!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Azulejos em nova escola custam mais de 20 mil

Carta Aberta a Tiago Brandão Rodrigues