Chamem-me "pindérica" ou o que quiserem, mas desde que me lembro de ouvir e de pensar que sempre gostei de acompanhar o Festival da Eurovisão. O Festival da Canção já deixei de gostar de ver há muito tempo e, agora, a Eurovisão segue pelo mesmo caminho. E não é por causa de ter ganho uma música de galináceos e muito menos por Portugal ter acolhido este ano o evento à conta da outra música de trampa. É por causa da política...
Quem acompanha estas coisas sabe, que de há uns anos a esta parte, o concurso tresanda, que há algo que cheira mesmo muito mal. A começar pelo flop do Salvador, que a partir de hoje cai definitivamente no esquecimento, mas a quem Marcelo até deu uma Comenda, daquelas que deveria ser entregue a quem efetivamente tem valor e faz algo pelo nosso país.
Depois, porque quem acompanha a Eurovisão, sabe que a edição 2017 foi marcada pelo anúncio da provável última participação de Israel. No dia em que soube que Israel iria estar em Lisboa disse logo que o vencedor já estava escolhido...e acertei.
Esconder um protesto em palco contra o Brexit quando se permite que uma outra música de protesto claramente plagiada (Itália) entre na competição, só porque é um dos países mais "pagantes"?!
Fazer rábulas infelizes que, para além de insultarem os de fora (e o lema era Todos a Bordo), nos insultavam a nós e aos ex-concorrentes portugueses!?
A falta de consideração pelo passado, a escolha da apresentação, o facto do ex-vencedor "embaixador" de Portugal se pronunciar sobre os concorrentes deste ano, Portugal dar a pontuação máxima à música horrenda da Espanha etc, etc, etc.
A Eurovisão passou a ser um jogo político e económico, tão sujo e pouco transparente como a própria política. Escolhem-se os vencedores conforme os interesses, mudam-se regras de votação conforme os interesses, não se divulgam dados de votação...enfim: tal e qual como na política, o povinho é sempre enganado.
Se vou continuar a acompanhar a Eurovisão? Vou, mas como dizia um nosso ex-ministro, "estou-me cagando" para a votação!
E para o senhor da foto, dedico-lhe a música do Toy, "Aguenta-te com esta".
Comentários
Enviar um comentário