Há nove meses que é isto, mas com tendência a piorar. Quem todos os dias leva alunos do 5º ou 6º ano a Santa Maria Maior sabe do que falo: vai de carro, comete uma infração! O corredor da entrada improvisada da escola tem trânsito limitado a autocarros e, 9 meses depois, nada mudou, apenas o comportamento dos condutores dos autocarros que é, a cada dia, mais arrogante e agressivo. Não digo que todos os pais sejam um poço de virtudes, que não são, mas esse assunto deveria estar a ser discutido entre a escola e os próprios pais.
Mas o que se passa é, na verdade, surreal e indicador da extrema falta de respeito para com os vianenses. Esta semana assistimos a uma verdadeira provocação por parte dos condutores de autocarros que, desde bem cedo, têm mantido a faixa de estacionamento totalmente ocupada, com a consequente confusão que se gera à hora da entrada na escola.
Como é que uma autarquia que sabia que estes alunos teriam de ter uma resposta específica não acautela esta situação e retira o sinal (ou os sinais) que impedem a passagem e a paragem de ligeiros?
Como é que uma autarquia, que até tem um luxuoso interface de transportes, permite que perante esta situação o local continue a servir de estacionamento de autocarros, só para conveniência de alguns? Como lidar com condutores mal formados (não quero generalizar, mas é o que tenho ali visto), sem qualquer pejo de, a coberto de um sinal de trânsito, mandar bocas a quem lá vai deixar os filhos e que tentam intimidar os condutores, quase que abalroando as viaturas? É preciso um abaixo-assinado? Será necessário chegar a esse ponto? E se a PSP decidir agir, a autarquia paga as nossas multas?
Os pais não escolheram esta escola, apenas recusaram uma outra menos conveniente (e talvez por isso sejam agora "castigados"). Os pais percebem porque é que os seus filhos tiveram de ir para esta escola, o que não percebem é porque é que entram ministros e "Primeiros" pela porta principal e se esconde o lixo que vai na porta dos fundos.
Nove meses depois chamo a isto inércia e falta de respeito. Se é intencional ou não, sinceramente, não sei...
Comentários
Publicar um comentário